terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Da série curiosidades: Rapaz abre uma livraria para vender seu próprio livro!


Descontente com a atual situação do mercado editorial norte-americano, Andrew Kesller simplesmente resolveu ter a ideia de abrir uma livraria para comercializar apenas o seu próprio livro, é isso mesmo amigo leitor, o cara abriu uma livraria para vender apenas o seu amado livro.
Kesller escreveu seu livro, Martian Summer, depois de passar 90 dias com 130 cientistas da NASA que estavam envolvidos na missão de mapear o pólo norte do planeta Marte. Na obra o autor relata o drama e as dificuldades destes homens, tudo sempre com uma pitada de bom humor. Por ser novato no meio, avesso a escândalos para chamar a atenção e por considerar o mercado "prostituído", ele resolveu se lançar nesta empreitada com a cara e a coragem.
Andrew Kesller teve dia e hora para começar e acabar suas atividades de livreiro, a livraria inaugurou no dia 12 de abril e fechou no dia 16 de maio. Isso por que o aluguel do local era muito caro e ficaria difícil bancar todas as despesas sozinho. O estoque total da loja era de 3000 mil exemplares, e Kesller acredita ter vendido algo em torno de 500 cópias nas 4 semanas de atividade de seu negócio, cada livro custava R$45.

 
Andrew Kesller na fachada da sua loja.

Apesar de brincar um pouco com a situação, gostei da atitude deste cara. Por ser diretor de criação em uma agência publicitária, muitos entenderam esta manobra de Kesller como uma "jogada de marketing", pode até ser, mas não podemos deixar de considerar que foi uma ideia muito corajosa, criativa e também polêmica, pois além de ter gerado uma discussão no meio, foi um tapa na cara do mercado editorial. É como se com este posicionamento ele quisesse dizer: "Olha, escrevi meu livro e não preciso de vocês para publicá-lo e vendê-lo." Infelizmente os editores, não só nos Estados Unidos e Brasil, este movimento é mundial, deixaram de ser editores e transformaram-se em executivos/homens de negócio, a preocupação com o livro/autor, ficou em 10º plano, eles só têm olhos agora para o dinheiro, e isso é preocupante.
Temo pelo futuro do nosso mercado, quero só ver onde esta obsessão pelo dinheiro/lucro vai terminar.
E você amigo leitor gostou da ideia deste autor, já tinha visto algo parecido? Como reagiria ao entrar em uma livraria e encontrar apenas o mesmo livro?
E você escritor, teria coragem de fazer algo similar para vender seus livros e chamar a atenção do mercado?

Essa matéria foi retirada de O Vendedor de Livros, um blog sobre temas atuais aos apaixonados por livros. O que me motivou a publicá-la em meu blog foi a coragem desse rapaz em tomar uma atitude drástica e a constatação de que infelizmente essa é a realidade do mercado editorial. Sinto muito por não ter dado certo essa ideia.

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